





Qlik cria simulador para a Copa da Rússia de 2018
A Qlik lançou recentemente um aplicativo em Qlik Sense que permite o usuário simular o resultado dos jogos e, consequentemente, o vencedor do Torneio.
O aplicativo pode ser encontrado aqui.
A ideia é ir selecionando os vencedores dos grupos e depois os vencedores de cada partida até a grande final. Durante esse processo, estatísticas e informações sobre as seleções de futebol dos países são exibidas para ajudar na tomada de decisão dos possíveis vencedores das partidas.
Na parte dos grupos das eliminatórias, tem um botão para mostrar as estatísticas de cada país. Qual a probabilidade dele se tornar o primeiro ou o segundo no grupo, e qual o ranking do país na FIFA e na ELO.
Clique nos países que você acha que serão os primeiros e segundos colocados. Caso você queira pular essa etapa, você pode deixar que o aplicativo decida por você, baseado nessas estatísticas, clicando em “AUTO COMPLETE”
Na fase das eliminações, informações mais detalhadas são exibidas de cada país, assim que ele é clicado. Informações do tipo, quantidade de vitórias, de derrotas, quantidade gols marcados etc. Veja um exemplo
Agora, é só simular qual seleção ganha em cada jogo até a final.
Na minha simulação de final de Brasil e Argentina, é claro que o Brasil ganha, e a Alemanha em terceiro lugar.
É isso pessoal, no mais a Qlik mostra que sua ferramenta de Visual Analytics pode se aplicar em qualquer área, de forma robusta, visualmente amigável e realmente ajudando nas tomadas de decisões, baseado em números.

Analise de Logística com Qlik View e Qlik Sense
Analise de Logística com Qlik View e Qlik Sense
Sabemos que a logística é conhecida como uma parte essencial nas empresas, que influencia o resultado das empresas, para baixo ou para cima.
Neste Post estamos tratando de como a Qlik auxilia nesta analise em todos os processos.
“Atualmente, a logística é conhecida como uma parte essencial nas empresas, é um departamento responsável pela gestão dos materiais, sejam eles de qualquer tipo. A logística administra recursos financeiros e materiais, planeja a produção, o armazenamento, transporte e distribuição desses materiais.
A logística alinhada com a inteligência está presente em diversos tipos de empresa e possui diversas funções. É uma área que tem crescido muito, uma vez que as organizações estão buscando cada vez mais pela qualidade de seus serviços e produtos, e a logística juntamente com a Qlik é uma parte importante para que isso ocorra”.
A Desq tem sido parceira com os seus clientes em desenvolver analises de peso para que este setor de grande importância dentro da organização possa gerir informações rápidas, confiáveis e de cunho gerencial não somente operacional.
Exemplos
Veremos agora neste exemplo uma analise 360 da logística onde obtemos informações rápidas e de grande importância.
1- Neste Dashboard, iniciamos a analise dos processos envolvendo uma logística.
2- Aqui estamos na fase de Liberação detalhando num todo o processo de forma simples e rápida.
3 – Aqui finalizamos o processo ate o transporte.
Conclusão
Nessa última tela, conseguimos avaliar o tempo que cada fase do processo demora, identificando padrões nas etapas mais demoradas e possíveis formas de contornar esses gargalos. Além disso, podemos identificar o tempo entre as fases, o que poderia significar falha nos processos de logística de repasse entre as fases.
Concluímos que de uma forma dinâmica e de muita eficiência com a Qlik podemos alcançar resultados surpreendentes com analises cada vez mais voltadas para o gerenciamento dos dados, evoluindo com os dias e buscando melhores resultados.

Otimizando vendas com Qlik GeoAnalytics
Conheça o Qlik GeoAnalytics
Um dos grandes desafios em vendas, acentuado por conta da falta de aquecimento em nossa economia, é otimizar as vendas sem aumentar os custos atuais. Otimizar as vendas não necessariamente significa vender mais, pode ser feita através de se reduzir os custos embutidos nas vendas, ou identificando novos mercados e corrigindo falhas no processo.
Uma das forma de se fazer isso, é utilizar a geolocalização dos clientes ou parceiros para tentar identificar, dentre outros:
- Melhores rotas;
- Áreas super ou sub atendidas;
- Otimizar a carteira de vendedores pela proximidade dos clientes;
- Cruzar informações geográficas e populacionais;
Apesar de ser simples, um dos problemas mais comuns nesse tipo de análise é a falta de informações necessárias para tal. Podemos até ter o endereço do cliente, mas não temos a latitude e longitude. E ainda assim, faltará uma ferramenta para cruzar essas informações com as vendas, vendedores, etc. Além disso, não é tão simples ter acesso a informações populacionais em certas regiões e fazer os mesmos cruzamentos.
Felizmente, a Desq possui acesso as essas informações através da plataforma Qlik, e as disponibiliza a seus clientes.
Exemplos
Vejamos a seguinte imagem:
Temos nos triângulos a localização das lojas, e nos 3 níveis a sua volta, rotas que estão a 5, 10 e 15 minutos de distância respectivamente.
Visualmente fica fácil de identificar as regiões menos atendidas e dessa forma traçar as estratégias, de acordo com as políticas da empresa. Pode ser marketing nas áreas menos atendidas, criação de novas lojas, indicação de localização das lojas mais próximas, dentre outras.
Essa é uma aplicação demo que pode ser acessada em nosso site em Demos.
Outro exemplo de aplicação é o cruzamento de informações de vendas com registros populacionais, dessa forma, podemos estabelecer um critério para identificar o desempenho das vendas em determinada região. Veja a imagem abaixo:
Fica claro, que se levarmos em conta a população, as vendas são muito diversas e cabe aos gestores identificar se isso é um problema e como solucioná-lo. De toda forma, o importante é que as informações estejam disponíveis.
Outros modelos de mapa do Qlik GeoAnalytics:
Conclusão
Existem várias outras formas de analisarmos os dados de forma geográfica, não só de vendas. Podemos utilizá-los em qualquer área: no RH, na Logística de Transportes, no gerenciamento de Armazéns (warehouses), no agronegócio, etc. Dependerá apenas dos gestores a forma que ele quer ver as informações.