Desq participa do CIO Cerrado 2018 Summit

Cio Cerrado 2018

A CIO Cerrado é uma comunidade sem fins lucrativos formada por CIOs do estado de Goiás. Têm o propósito de proporcionar a troca de experiências entre os diversos CIOs participantes constantemente. Com integrantes capacitados, a CIO Cerrado está sempre em busca de crescimento e realizações.

A CIO Cerrado promove relacionamentos entre gestores de TI e fornecedores, dando espaço para novas soluções e networking.

Para mais informações, ou para participar acesse o site oficial da CIO Cerrado.

A Desq também acredita nessa idéia, tanto que participará do CIO Cerrado Summit 2018, o maior evento de tecnologia, negócios e informação do Centro Oeste. Onde nós mostraremos nossos produtos serviços, assim como nossos parceiros de negócios.

Participação Desq

Alexandre Zacarias

Além do nosso pessoal, levaremos esse ano para palestrar Alexandre Zacarias, uma referência no Brasil quando falamos não só de Qlik, mas de Business Intelligence e das ferramentas que o acompanham. 

Além de profissional da área, que atuou nos mais diversos segmentos, Alexandre também é professor de MBA na FIAP, em São Paulo.

Confira seu perfil público no LinkedIn.

O que é CIO Cerrado Summit ?

Idealizado por gestores e já em sua quarta edição, o CIO Cerrado Summit 2018 é o maior evento de tecnologia, negócios e informação do estado de Goiás! Além de gerar novos relacionamentos e networking entre profissionais, o encontro exclusivo para CIOs, CEOs e

Quando e onde será o evento ?

O CIO Cerrado Summit 2018 acontece nos dias 23 a 26 de agosto, na cidade de Caldas Novas, Goiás. Não perca a oportunidade de compartilhar conhecimentos que podem mudar o seu negócio, participe!

O evento ocorre no EcoVille Resort, situado na rua Juscelino Kubitschek, 15 – Bandeirantes, Caldas Novas – GO, 75690-000, Brasil. Confira no mapa abaixo o local exato do CIO Cerrado Summit 2017 e planeje a melhor rota para chegar ao evento!

Oferta QlikView Qlik Sense Dual Use

No Qonnections 2018 a Qlik anunciou que haveriam melhorias no formato das licenças de atuais clientes Qlikview, com custo diferenciado para adoção da plataforma Qlik Sense®, sem perder o investimento feito em QlikView.

Essa oferta foi liberada a partir de 1º de Julho de 2018, e trás um modelo o qual irá simplificar aos clientes a adoção do Qlik Sense alterando apenas o valor da manutenção, ou seja, para o atual cliente Qlikview não será necessário arcar com os custos de novas licenças, apenas da manutenção. Além disso, ele contará com um ambiente igual (em quantidade de licenças) ao da sua atual solução Qlikview.

Benefícios

  • Os clientes também terão acesso as novas funcionalidades do Qlik Sense, incluindo acesso ao Qlik DataMarket Essentials, aos Qlik Web Connectors e ao Qlik GeoAnalytics Base para o Qlik Sense;
  • Os tipos e quantidades de licenças do QlikView permanecerão intactos, não haverá novas chaves de licença do QlikView;
  • Apenas novas licenças Qlik Sense serão entregues.

Condições Gerais

  • Esta oferta aplica-se a clientes com licença perpétua de QlikView;
  • O custo para esta oferta de Uso Duplo é de 30% sobre a manutenção anual do QlikView;
  • Recomendado para os clientes migrarem o QlikView para versão 12.2 ou posterior para se beneficiarem do gerenciamento simplificado;
  • Os clientes devem instalar a versão do Qlik Sense April 2018 ou versão posterior;
  • Disponível a partir de 1 de julho de 2018;
  • É obrigatório que o cliente esteja com o contrato de manutenção em dia;
  • O Qlik Sense liberado nesta oferta será no modelo de usuário Professional / Analyzer para exatamente os mesmos usuários que têm hoje;

Investimento

  • Custo de R$ 0,00 em licenças
  • Aumento de 30% na manutenção anual total do QlikView atual

Exemplo:

─ Manutenção Total Anual QlikView = R$ 100,000

─ Taxa de Aumento 30% = R$ 30,000

─ Nova manutenção recorrente = R$ 130,000

Como faço para aderir a essa oferta ?

Entre em contato conosco, para verificar se você está elegível para aderir a essa oferta e para esclarecer qualquer dúvida. Ou se deseja aderir a essa oferta, nós podemos intermediar a toda negociação com os responsáveis.

O poder da análise na era da internet

Estamos vivendo dentro da era da internet, onde apenas no Brasil existem mais de 116 milhões de pessoas conectadas e navegando pelas mais diversas páginas, desde sites de noticias sérias, até videos de gatinhos assustados. E com tanta informação circulando por ai, ferramentas para ajudar na análise dessas informações nunca foram tão necessárias.

 

Surfando na Onda das Redes Sociais

Dentre os milhares de confortos que a vida conectada pode nos oferecer, estão aqueles sites que correspondem por boa parte do trafego de informação mundial: as redes sociais. Só no Facebook já são mais de 2 bilhões de usuários ativos. 

Com tanta gente utilizando diariamente um serviço como esse, as redes sociais se tornam um paraíso para empresários espertos que estão interessados em dar visibilidade para seu produto e conhecer mais sobre seu consumidor.

Dentre essa ‘manada’ de usuários conectados e consumindo conteúdo, estão aquele grupo de pessoas que todo bom tomador de decisões precisa não só identificar, mas conhecer bem: o publico alvo. Saber que a maioria dos assinantes da sua página são mulheres de 50 a 70 anos pode ser uma informação bem útil na hora de escolher qual galã de novela sera o novo garoto propaganda de sua marca.

Conheça seu Publico Alvo

Impulsionando seu negócio 

Para se destacar dos demais nesse mar de paginas, contendo milhares de empresas, não basta apenas mergulhar de cabeça e fazer dezenas de postagens, achando que as pessoas vão simplesmente encontrar e curtir seu conteúdo, é necessário utilizar a magia da analise, e para te ajudar nesse tarefa a Qlik trouxe a nós o Qlik Web Connectors. 

 

Web Connectors

Qlik Web Connectors

Contendo mais de 34 conectores, para as mais diversas API’s, o Qlik Web Connectors permite que você minere informação de forma automatizada de fontes como: Facebook, Google, Twitter, Youtube e diversas outras.

Um exemplo das milhares de análises que o produto oferece pode ser visto na imagem abaixo, onde com apenas uma tela, é possível saber o total de compartilhamento, media de reações e comentários por post e até mesmo a frequencial desses indicadores por hora.

Tela possuindo informações retiradas do Facebook

Com essas informações em mãos, sabemos que sexta é o dia da semana cujas postagens costumam ter mais comentários, e que as 19H é o horário de maior movimentação na página, então se você quer divulgar um novo produto, as 19H de uma sexta seria o momento perfeito.

Fique de olho na concorrência

Como a maioria das informações retiradas de sites como Facebook, Twitter e Youtube são publicas, é possível fazer uma analise comparativa entre as informações da sua empresa e das empresas concorrentes, como demostra a imagem seguinte.

 

Análise comparativa entre dados retirados do facebook e duas empresas.

 

Na imagem a cima podemos ver que a página da Empresa 2 tem bem mais movimentação que a da Empresa 1, mesmo possuindo praticamente a mesma quantidade de postagens. Porem quando isolamos a ‘massa’ de posts, a historia muda completamente:

Analisando massa de postagens

Esses exemplos são apenas um aperitivo da quantidade de descobertas que se é possível fazer em uma breve análise das informações disponíveis de forma publica pelas redes sociais.

 

O Preço da informação

Com tantas vantagens e utilidades, você já deve estar imaginando que sera necessário gastar uma pequena fortuna para adquirir a novo versão do Qlik Web Connectors, mas é ai que você se engana, caro amigo, se você já tem alguma versão do Qlik Server na versão de Abril ou posterior, saiba que você tem acesso gratuito a todos benefícios oferecidos pelo produto e ainda a ultima versão do Qlik GeoAnalytics.

Caso esteja pronto para alancar seu negócio com o poder dos Web Connectors, ou ainda esta com um pé atrás, entre em contato com a gente por aqui e descubra em detalhes como podemos utilizar todo o poder que este revolucionário produto pode oferecer!

 

Informações Úteis

Site Oficial da Qlik sobre os Conectores: Web Connectors

Preço: Gratuito Para Quem Já tem a ultima versão do Qlik Sense Server.

Nosso Contato: Contato

 

Qlik lançou recentemente um aplicativo em Qlik Sense que permite o usuário simular o resultado dos jogos e, consequentemente, o vencedor do Torneio.

O aplicativo pode ser encontrado aqui.

A ideia é ir selecionando os vencedores dos grupos e depois os vencedores de cada partida até a grande final. Durante esse processo, estatísticas e informações sobre as seleções de futebol dos países são exibidas para ajudar na tomada de decisão dos possíveis vencedores das partidas.

Na parte dos grupos das eliminatórias, tem um botão para mostrar as estatísticas de cada país. Qual a probabilidade dele se tornar o primeiro ou o segundo no grupo, e qual o ranking do país na FIFA e na ELO.

copa desq

Clique nos países que você acha que serão os primeiros e segundos colocados. Caso você queira pular essa etapa, você pode deixar que o aplicativo decida por você, baseado nessas estatísticas, clicando em “AUTO COMPLETE” 

copa desq

Na fase das eliminações, informações mais detalhadas são exibidas de cada país, assim que ele é clicado. Informações do tipo, quantidade de vitórias, de derrotas, quantidade gols marcados etc. Veja um exemplo

copa desq

 

Agora, é só simular qual seleção ganha em cada jogo até a final.

Na minha simulação de final de Brasil e Argentina, é claro que o Brasil ganha, e a Alemanha em terceiro lugar.

É isso pessoal, no mais a Qlik mostra que sua ferramenta de Visual Analytics pode se aplicar em qualquer área, de forma robusta, visualmente amigável e realmente ajudando nas tomadas de decisões, baseado em números.

 

Analise de Logística com Qlik View e Qlik Sense


Sabemos que a logística é conhecida como uma parte essencial nas empresas, que influencia o resultado das empresas, para baixo ou para cima.

Neste Post estamos tratando de como a Qlik auxilia nesta analise em todos os processos.

“Atualmente, a logística é conhecida como uma parte essencial nas empresas, é um departamento responsável pela gestão dos materiais, sejam eles de qualquer tipo. A logística administra recursos financeiros e materiais, planeja a produção, o armazenamento, transporte e distribuição desses materiais.

logística alinhada com a inteligência está presente em diversos tipos de empresa e possui diversas funções. É uma área que tem crescido muito, uma vez que as organizações estão buscando cada vez mais pela qualidade de seus serviços e produtos, e a logística juntamente com a Qlik é uma parte importante para que isso ocorra”. 

A Desq tem sido parceira com os seus clientes em desenvolver analises de peso para que este setor de grande importância dentro da organização possa gerir informações rápidas, confiáveis e de cunho gerencial não somente operacional.

Exemplos

 Veremos agora neste exemplo uma analise 360 da logística onde obtemos informações rápidas e de grande importância.

1- Neste Dashboard, iniciamos a analise dos processos envolvendo uma logística.

logistica qlik

 

2- Aqui estamos na fase de Liberação detalhando num todo o processo de forma simples e rápida.

logistica qlik

3 – Aqui finalizamos o processo ate o transporte.

logistica qlik

Conclusão

Nessa última tela, conseguimos avaliar o tempo que cada fase do processo demora, identificando padrões nas etapas mais demoradas e possíveis formas de contornar esses gargalos. Além disso, podemos identificar o tempo entre as fases, o que poderia significar falha nos processos de logística de repasse entre as fases.

Concluímos que de uma forma dinâmica e de muita eficiência com a Qlik podemos alcançar resultados surpreendentes com analises cada vez mais voltadas para o gerenciamento dos dados, evoluindo com os dias e buscando melhores resultados.

 

Conheça o Qlik GeoAnalytics


Um dos grandes desafios em vendas, acentuado por conta da falta de aquecimento em nossa economia, é otimizar as vendas sem aumentar os custos atuais. Otimizar as vendas não necessariamente significa vender mais, pode ser feita através de se reduzir os custos embutidos nas vendas, ou identificando novos mercados e corrigindo falhas no processo.

Uma das forma de se fazer isso, é utilizar a geolocalização dos clientes ou parceiros para tentar identificar, dentre outros:

Apesar de ser simples, um dos problemas mais comuns nesse tipo de análise é a falta de informações necessárias para tal. Podemos até ter o endereço do cliente, mas não temos a latitude e longitude. E ainda assim, faltará uma ferramenta para cruzar essas informações com as vendas, vendedores, etc. Além disso, não é tão simples ter acesso a informações populacionais em certas regiões e fazer os mesmos cruzamentos.

Felizmente, a Desq possui acesso as essas informações através da plataforma Qlik, e as disponibiliza a seus clientes.

Exemplos

Vejamos a seguinte imagem:

qlik geoanalytics

Temos nos triângulos a localização das lojas, e nos 3 níveis a sua volta, rotas que estão a 5, 10 e 15 minutos de distância respectivamente. 

Visualmente fica fácil de identificar as regiões menos atendidas e dessa forma traçar as estratégias, de acordo com as políticas da empresa. Pode ser marketing nas áreas menos atendidas, criação de novas lojas, indicação de localização das lojas mais próximas, dentre outras.qlik geoanalytics

Essa é uma aplicação demo que pode ser acessada em nosso site em Demos.

Outro exemplo de aplicação é o cruzamento de informações de vendas com registros populacionais, dessa forma, podemos estabelecer um critério para identificar o desempenho das vendas em determinada região. Veja a imagem abaixo:

qlik geoanalytics

Fica claro, que se levarmos em conta a população, as vendas são muito diversas e cabe aos gestores identificar se isso é um problema e como solucioná-lo. De toda forma, o importante é que as informações estejam disponíveis.

Outros modelos de mapa do Qlik GeoAnalytics:

qlik geoanalytics

Conclusão

Existem várias outras formas de analisarmos os dados de forma geográfica, não só de vendas. Podemos utilizá-los em qualquer área: no RH, na Logística de Transportes, no gerenciamento de Armazéns (warehouses), no agronegócio, etc. Dependerá apenas dos gestores a forma que ele quer ver as informações.