Seu Qlik Sense está lento?
Talvez você precise de um Quality Assurance de Ambiente

É mais comum do que parece, mas quando temos um ambiente Qlikview ou Qlik Sense, onde não foram tomadas as medidas necessárias para se prever o crescimento de utilização ou o crescimento de aplicativos Qlik, a performance do ambiente em geral diminui. E alguns casos pode se tornar crítica ou até impedir o funcionamento correto dos painéis Qlik.

Mesmo que seu ambiente não esteja lento, é sempre bom prever mudanças e deixar a estrutura de seu ambiente de forma a esperar aumento de volume, de utilização e, além de tudo, manter o ambiente organizado para facilitar a manutenção nos aplicativos, que poderão ser feitas por outras pessoas que não as que construíram o aplicativo.

Como saber se seu ambiente precisa de QA ?

Não existe um padrão único, muito menos uma forma única de se aplicar QA em ambientes Qlik. Mas existem algumas perguntas, que se feitas nas etapas presentes entre a extração dos dados, até sua visualização, podem nos apontar uma direção a ser seguida.

O mapeamento das extrações é centralizado ?

(etapa de extração)

É um ponto significativo para ter certeza que as extrações não são redundantes e que, caso seja necessário dar manutenção nesse mapeamento, que seja em um único lugar.
Não significa que as extrações serão feitas num lugar só, apenas seu mapeamento.

Os dados estão sendo agrupados ?

(etapa de transformação)

Essa pergunta, apesar de simples, faz grande diferença no que se refere ao tempo de resposta da aplicação, aproveitamento de recursos de máquina e reutilização das transformações de dados.
Além disso, pela velocidade que o Qlik tem de tratar informações, essa etapa as vezes é ignorada quando os dados ainda são poucos, e difícil de ser controlada quando os dados aumentam.

As visões carregam apenas dados já transformados ?

(etapa de visualização)

Outra alteração comum, são pequenas transformações que ocorrem no momento de carregar as visões com os dados transformados. Uma vez que estamos criando a visão, fica mais simples alterar nela mesma, que voltar na etapa anterior, e acabamos por alterar ali mesmo.
A longo prazo sabemos que uma alteração se tornam várias, e no final teremos várias transformações no "lugar errado".

Se você respondeu não para uma das peguntas, já sabe...

Provavelmente você precisa rever seu ambiente e deixá-lo mais adaptável para mudanças. Vale lembrar que todos os ambientes são diferentes, e em cada caso é necessário um estudo para chegar num denominador comum de qual a melhor estrutura para seu ambiente.

Otimização de recursos

Veja uma tabela comparativa de caso real de um cliente Desq, antes e depois de aplicada nossa metodologia.

Quantidade de extratores
Antes: 9 - Depois: 1 90%
Tempo de extração
Antes: 7h - Depois: 2,5h 64%
Tempo de transformação
Antes: 1h - Depois: 2h (negativo) 50%
Tempo de carga da visão
Antes: 1h - Depois: 30 min 50%
Tempo de carga total
Antes: 9h - Depois: 5h 44%
RAM
Antes: 8.2Gb - Depois: 4.2Gb 49%

Resumo

Apesar do tempo de transformação ter aumentado, todos os outros indicadores melhoram. Em uma época de serviços em nuvem, que pagamos pelo consumo de HD, processamento e RAM, reduzir esses recursos é otimização não só de recursos físicos mas também financeiros. Sem contar a organização e facilidade de manutenções futuras na plataforma.

Se você acha que precisa de um QA de ambiente, não é preciso esperar até que você verifique que o qlik sense está lento, entre em contato conosco, nossa equipe fará o melhor para lhe atender bem.

Conheça a estratégia da Qlik
sobre os produtos Freemium

Seu Qlik Sense Desktop não funciona? Veja a solução

O seu Qlik Sense Desktop estava funcionando até essa última sexta-feira (10/01/2020), mas de repente por volta das 14:00, ele começou a exibir a imagem depois da página de login, como a imagem ao lado, e parou de funcionar, não dando mais acesso ao Hub, e consequentemente não dando acesso aos aplicativos construídos.

Qlik Sense Desktop não funciona

O aviso da Qlik veio no dia 3 de Dezembro de 2019

O texto dizia que a Qlik estava com planos de descontinuar as familias de produtos “freemium”, assim como o Qlik Sense Cloud Basic e o Qlik Sense Desktop. O post pode ser conferido na íntegra aqui. Confira nesse link acima, todos as novidades e o roadmap da solução. 

No entanto, a ferramenta ainda poderá ser utilizada por pessoas que usam o Qlik Sense Enterprise.

Qlik Cloud Business, a melhor opção no momento

Cadastre-se no site https://www.qlik.com/pt-br/forms/success/qlik-sense-business-trial , siga o passo-a-passo e será criado um acesso ao Qlik Sense Business.

Depois disso, acesse o email de confirmação da Qlik, para confirmar a criação de seu acesso no QCB e preencha os seus dados. Pronto cadastro atualizado.

Com acesso ao seu novo HUB, você pode continuar sendo o Qlik ninja, criar seus apps, importar os apps que estão no formato QVF e continuar usando as funcionalidades do Qlik Sense.

Continuar seu acesso ao Qlik Sense Desktop

O acesso ao Qlik Sense Desktop pode ser mantido caso você tenha um link de autenticação, fornecido por um Qlik Sense Enterprise Server. Fale com seu administrador de sistemas para ter acesso esse link.

Não deixe de entrar em contato conosco, certamente vamos nos esforçar para ajudá-lo da melhor forma possível. Tanto na área de serviços quanto nas licenças. E principalmente, para melhorar no que for possível sua experiência com Qlik Sense.

Qlik sense desktop link

Conheça as novidades da versão de junho de 2018 do Qlik Sense

Novidades Qlik Sense - o que há de novo

 

 

Seguindo sua política de manter uma ferramenta sempre atualizada, o Qlik Sense passa por uma nova grande atualização, onde foram incrementados grandes recursos que o isolam cada vez mais na ponta da concorrência das ferramentas de inteligência em dados.

Veja abaixo as principais novidades da versão de junho de 2018:

 

Insight Advisor

O conselheiro de insight atua justamente onde existe o déficit da inteligência humana, que é a obtenção de insights rápidos vendo a grande massa de dados como um todo. Através do uso de inteligência artificial, foi aprimorada na versão de junho de 2018 as sugestões de gráficos e visões para o tratamento dos dados da aplicação.

Nesse aprimoramento foi adicionado também uma opção que, ao informar termos na barra de pesquisas a ferramenta oferece opções de visualizações, gráficos e análises envolvendo os parâmetros sugeridos. Essa mesma sugestão ocorre em indicadores já inseridos no grid o que nos remete a um self-service BI cada vez mais aprimorado.

 

Novidades Qlik Sense - Insight Advisor

 

Edição avançada do dashboard

Além de poder alterar o tamanho do grid, agora podemos estender o tamanho da página, criando um modo de visualização semelhante a um site, onde a rolagem é vertical.

Para a estrutura de geolocalização padrão do Qlik Sense, foi criada uma nova camada, chamada camada de linha onde será possível indicar fluxos de movimentação no mapa, pela localização e intensidade com a qual ocorrem.

 

Novidades Qlik Sense - edição avançada de dashboard

 

Novos drives ODBC

Foi implementado drives para acesso a dados de novas aplicações. São eles: Apache Phoenix(banco de dados relacional open source); Apache Spark(framework de código aberto para computação distribuída); Apache Drill(estrutura de software de código aberto que suporta aplicativos distribuídos com uso intenso de dados; MongoDB(banco de dados de código aberto); Presto(mecanismo de consulta SQL distribuído de software aberto).

 

Qlik Sense novos conectores ODBC

 

Acessibilidade

 

A fim de garantir que todos tenham acesso à informação de maneira facilitada e pronta, o Qlik Sense na versão de junho de 2018 passa a utilizar recursos de acessibilidade para auxiliar pessoas que possuem algum grau de limitação a interagirem e obterem insights no uso das aplicações. Para tanto foi habilitado o uso do teclado para navegação no hub, entre filtros, dashboards, itens de dashboard e comando de avançar e retroceder. Outra novidade relacionada a acessibilidade foi a implantação da leitura das informações na tela por meio de um recurso chamado JAWS Screen Reader (função realiza ainda leitura apenas no idioma inglês).

Novidades Qlik Sense - acessibilidade

 

Veja o vídeo demonstrativo das novidades da versão de junho 2018:

 

Qlik lançou recentemente um aplicativo em Qlik Sense que permite o usuário simular o resultado dos jogos e, consequentemente, o vencedor do Torneio.

O aplicativo pode ser encontrado aqui.

A ideia é ir selecionando os vencedores dos grupos e depois os vencedores de cada partida até a grande final. Durante esse processo, estatísticas e informações sobre as seleções de futebol dos países são exibidas para ajudar na tomada de decisão dos possíveis vencedores das partidas.

Na parte dos grupos das eliminatórias, tem um botão para mostrar as estatísticas de cada país. Qual a probabilidade dele se tornar o primeiro ou o segundo no grupo, e qual o ranking do país na FIFA e na ELO.

copa desq

Clique nos países que você acha que serão os primeiros e segundos colocados. Caso você queira pular essa etapa, você pode deixar que o aplicativo decida por você, baseado nessas estatísticas, clicando em “AUTO COMPLETE” 

copa desq

Na fase das eliminações, informações mais detalhadas são exibidas de cada país, assim que ele é clicado. Informações do tipo, quantidade de vitórias, de derrotas, quantidade gols marcados etc. Veja um exemplo

copa desq

 

Agora, é só simular qual seleção ganha em cada jogo até a final.

Na minha simulação de final de Brasil e Argentina, é claro que o Brasil ganha, e a Alemanha em terceiro lugar.

É isso pessoal, no mais a Qlik mostra que sua ferramenta de Visual Analytics pode se aplicar em qualquer área, de forma robusta, visualmente amigável e realmente ajudando nas tomadas de decisões, baseado em números.

 

Analise de Logística com Qlik View e Qlik Sense


Sabemos que a logística é conhecida como uma parte essencial nas empresas, que influencia o resultado das empresas, para baixo ou para cima.

Neste Post estamos tratando de como a Qlik auxilia nesta analise em todos os processos.

“Atualmente, a logística é conhecida como uma parte essencial nas empresas, é um departamento responsável pela gestão dos materiais, sejam eles de qualquer tipo. A logística administra recursos financeiros e materiais, planeja a produção, o armazenamento, transporte e distribuição desses materiais.

logística alinhada com a inteligência está presente em diversos tipos de empresa e possui diversas funções. É uma área que tem crescido muito, uma vez que as organizações estão buscando cada vez mais pela qualidade de seus serviços e produtos, e a logística juntamente com a Qlik é uma parte importante para que isso ocorra”. 

A Desq tem sido parceira com os seus clientes em desenvolver analises de peso para que este setor de grande importância dentro da organização possa gerir informações rápidas, confiáveis e de cunho gerencial não somente operacional.

Exemplos

 Veremos agora neste exemplo uma analise 360 da logística onde obtemos informações rápidas e de grande importância.

1- Neste Dashboard, iniciamos a analise dos processos envolvendo uma logística.

logistica qlik

 

2- Aqui estamos na fase de Liberação detalhando num todo o processo de forma simples e rápida.

logistica qlik

3 – Aqui finalizamos o processo ate o transporte.

logistica qlik

Conclusão

Nessa última tela, conseguimos avaliar o tempo que cada fase do processo demora, identificando padrões nas etapas mais demoradas e possíveis formas de contornar esses gargalos. Além disso, podemos identificar o tempo entre as fases, o que poderia significar falha nos processos de logística de repasse entre as fases.

Concluímos que de uma forma dinâmica e de muita eficiência com a Qlik podemos alcançar resultados surpreendentes com analises cada vez mais voltadas para o gerenciamento dos dados, evoluindo com os dias e buscando melhores resultados.

 

Qlik Sense – Um Qlik a frente dos concorrentes em BI

Conheça as vantagens em relação a outros softwares de business intelligence(BI) que só o Qlik Sense pode lhe proporcionar.

Qlik Sense vs Outros softwares BI

 

Atualmente existe uma grande quantidade de soluções de business Intelligence no mercado e uma crescente dúvida nos executivos sobre qual ferramenta lhe proporciona uma melhor visão de saúde e desempenho corporativo, das diversas áreas da empresa e da organização frente ao ambiente externo.

A fim de elucidar sobre o poder de ganhos proporcionados por uma ferramenta de BI bem estruturada, comparamos a líder do segmento às principais concorrentes do setor e enumeramos abaixo pontos de destaque que devem ser levados em consideração no momento de escolha por uma solução:

 

1. Personalização e integração com departamentos e ramos de negócio distintos

 

O Qlik Sense, por meio do uso de APIs possibilita a criação de objetos personalizados, mashups, conectores e branches, onde existe uma vasta quantidade de conteúdos que permite a personalização dos relatórios e adequação, para criar uma visão única de um departamento ou empresa; possibilitando também que desenvolvedores criem novas ferramentas e deem um novo aspecto à plataforma. Essa utilidade do Qlik Sense permite que você personalize e aumente o escopo de novas aplicações para satisfazer todas as suas necessidades de negócio.

Em outras ferramentas observamos a existência de conectores, porém a estrutura visual é inerente à ferramenta, tornando a personalização uma tarefa árdua e em algumas ferramentas, inexistente.

 

2. Mobilidade

 

O Qlik Sense possui painéis inteligentes, que permitem que suas visualizações sejam vistas e geradas corretamente em qualquer dispositivo, seja ele móvel ou não, em qualquer lugar e qualquer hora. Através de sua característica responsiva, os relatórios podem ser acompanhados por smartphones e tablets com a mesma qualidade que em um monitor grande.

Em alguns BI’s concorrentes a responsividade ocorre, muitas vezes de maneira parcial ou falha, principalmente no que diz respeito a filtros.

Qlik Sense Mobile

 

3. Self-service BI

 

Facilidades e recursos como mecanismo de busca inteligente, independência de criação e Data Storytelling, tornam o Qlik Sense uma ferramenta com uma curva de aprendizado extremamente acentuada.

 

4. Dados e desempenho

 

Aqui se encontra o maior quesito de vantagem do Qlik Sense frente a todos os concorrentes. Através de seu poder associativo, uma função exclusiva dos produtos Qlik, os dados das aplicações são interligados e apresentam suas relações ao serem selecionados, independente de estarem vindo de uma mesma fonte ou terem sido gerados de fontes diferentes, perdendo assim a visão hierárquica inerente de pesquisas SQL ofertadas por todos os demais BI’s.

Por falar em pesquisas SQL, temos no Qlik um desempenho incomparavelmente superior, onde por meio de um ETL completo, os dados são carregados em memória, são associados e guardados em um arquivo altamente compactado, onde diferente de todas as demais ferramentas, torna o Qlik uma plataforma  independente do desempenho do banco, não comprometendo o desempenho do banco nem tendo seu desempenho prejudicado por momentos de pico em consultas laborais.

Modelo Associativo para BI

Funções de Script e Gráficos

Funções de Interpretação Script e Gráficos no Qlik ViewQlik Sense, diversas funções para trabalhar os aplicativos e visões, tanto simples como complexas.

 Diariamente nos deparamos com situações que necessitamos de alguma função, para transformar algum campo, ou formatar alguma valor, como a Qlik nos da a possibilidade de trabalharmos com diversas fontes de dados como: Excel, txt, xml e tantos outros SGDB, com certeza vamos ter a necessidade de padronizar estes dados que por sua vez estão em formatações diferentes e posições, por isto temos estas funções que são de suma importância para que estes dados estejam de uma forma eficiente e confiável.

Valores numéricos e string Funções

 Aqui trataremos algumas funções importantes para seu dia a dia no desenvolvimento de aplicações em Qlik.

Segue explicação técnica da Qlik:

  1. Text()  “força o tratamento da expressão como texto, mesmo que seja possível uma interpretação numérica”.

   Ao usarmos esta função Text(), transformamos para texto o conteúdo que esta vindo em determinado dado lido, temos de tomar o devido cuidado se este dados esta participando de alguma chave de ligação ou não, se simplesmente estamos transformando algo que na sua origem e tratado como numero e necessitamos como texto, não tem problema, vamos a um exemplo de problema encontrado no relacionamento e a solução com esta função Text().

Exemplos

     Dimensão                              Conteúdo                                           

Empresa 01

Dimensão                                  Conteúdo

Empresa                                          01

 Neste exemplo encontramos duas situações nos dados, onde temos o conteúdo na forma numérica e string. A solução encontrada e sugerida e transformar usando esta função:

                      Text(Empresa)  nas duas tabelas ficando o mesmo formato com string.

     2. Num() formata uma expressão numericamente no formato numérico definido nas variáveis de sistema no script de carregamento ou no sistema operacional, a não ser que uma string de formato seja fornecida, bem como separadores decimais e de milhar opcionais.

   Exemplos:

 if(Sum(TotalVenda) > 1000000,  num(Sum(TotalVenda)/1000000, ‘#.##0,##M’, ‘,’, ‘.’),

  if(Sum(TotalVenda) > 1000, num(Sum(TotalVenda)/1000,  ‘#.##0,##K’, ‘,’, ‘.’), num(Sum(TotalVenda), ‘#.##0,##’, ‘,’, ‘.’)))

 Aqui fizemos uma transformação que já e feita de forma nativa no QlikSense ao criar um KPI, mas temos a opção também de fazer esta formatação de forma manual de acordo com nossas necessidades.

 

    3.Floor()  arredondar.

O uso desta função se da principalmente quando precisamos arredondar valores (ver tambem a função ceil).

exemplo de uso das funções:

           Ex: floor(3.4) Retorna 3

                                          Ex: date(floor(Data))  Retorna a data por inteiro sem  as horas e minutos.

        outra função parecida e Ceil

    Ex: ceil(1.4) Retorna 2.

Conclusão

Neste post tivemos um repasse nestas funções muito importantes com o que temos no dia a dia do desenvolvimento.

Incorporando o modelo associativo com Qlik Core!

qlik core

Qlik Core é o mais novo produto Qlik, tendo seu lançamento durante a Qonnections 2018, o Qlik Core é uma plataforma analítica de desenvolvimento em nuvem que permite a utilização do motor associativo Qlik fora das ferramentas  Qlik Sense e Qlik View.

Sendo um software open source, o Qlik Core trás uma nova infinidade de possibilidades para o universo de analise de informação, onde se é possível integrar o motor associativo a basicamente qualquer meio, alguns exemplos de aplicações são:

Um dos pontos mais interessantes desse novo produto Qlik é a capacidade, já citada, de realizar análise em tempo real, onde se torna possível linkar painéis de apresentação direto com sensores, por exemplo, tornando a análise realmente em tempo real, sem a necessidade refazer cargas sempre que uma informação é coletada.

Mesmo estando em fase beta, já temos alguns exemplos de aplicações do Qlik Core, como é mostrado nessa apresentação realizada durante a Qonnections 2018, onde as informações de um ciclista são apresentadas em um site, e atualizadas em tempo real.

Na apresentação citada anteriormente, foi permitido não apenas a apresentação das informações em tempo real, mas também a possibilidade realizar filtros enquanto os dados ainda são carregados. Dessa forma podemos visualizar bem o poder do Qlik Core.

O qlik core é mais um inovador produto Qlik que veio para revolucionar o mercado e trazer a, já comprovada, eficiencia Qlik para as mais diversas áreas.
 
Caso queira revolucionar a forma com que sua empresa análisa informação, ou queira saber mais sobre o produto, entre em contato conosco aqui<link página de contato> e seja um dos primeiros a incorporar essa revolução ao seu dia a dia.
 
Links para mais detalhes:
 – Site Qlik sobre: https://www.qlik.com/us/products/qlik-core
 – Detalhes Tecnicos: https://branch-blog.qlik.com/introducing-qlik-core-beta-30221d627132
 – Site Oficial:https://qlikcore.com/
 – Por onde começar: https://qlikcore.com/docs/home/

 

O poder de Analise de dados com Mapas de forma rápida e simples com QlikSense


Com a liberação desta nova versão, uma das novidades dos mapas Qlik Sense, podemos dizer, a integração de novas funcionalidades do GeoAnalitcs, podendo agora usarmos o mapa em camadas, como veremos abaixo um descritivo e exemplo de como fazer um mapa poderoso com esta ferramenta.

Os mapas permitem que você visualize seus dados geograficamente. Uma visualização de mapa do Qlik Sense consiste em um mapa base e camadas. O mapa base é o plano de fundo para as camadas de representações de dados – suas dimensões e medidas. Vários mapas de base estão disponíveis com o Qlik Sense . As camadas projetam suas dimensões e medidas por pontos individuais ou por área, permitindo que você veja a geografia dos seus dados. Por exemplo, se você quiser visualizar o total de vendas por cidade, adicione uma camada pontual de cidades em um mapa e determine a cor e o tamanho dos pontos pelo total de vendas das lojas nessas cidades.

Os mapas têm várias maneiras de apresentar seus dados. Você pode adicionar várias camadas ao seu mapa para exibir tipos diferentes de informações no mesmo mapa. Você pode definir um escopo personalizado de locais para que, se dois locais tiverem o mesmo nome, exiba os locais e seus dados corretamente. Você pode usar dimensões de drill down para criar uma hierarquia de áreas geográficas para seleção. Você pode limitar o pan de um mapa a uma visão e um escopo específicos do mapa, como uma região de interesse, da qual os usuários não podem deslocar ou reduzir o zoom. Você pode adicionar mapas de base personalizados ao seu mapa e usar WGS-84 coordenadas. (fonte Help Qlik)

Falando em Camadas:

São dimensões que podemos empilhar com diferentes configurações, usando em pontos, áreas, e cálculos para cores e tamanho de uma bolha por exemplo com uma expressão Sum(TotalVendas).

Podemos usar por exemplo para a primeira camada:  [Região Venda] onde mostramos no mapa do Brasil por regiões, e em uma segunda camada a venda por [UF] colocando cores e um objeto de bolha para mostrar o estado onde estamos com mais vendas.

Exemplo de Mapa:

qlik mapas

Vamos as configurações para chegar neste exemplo:

as camadas, foram duas como mencionamos acima, Região e UF

 

Neste ponto abaixo e feito a configuração para o tamanho da nossa camada de venda usando a UF.

   

Obs: uma parte muito importante no mapa apesar dele ser relativamente simples, e a necessidade de identificarmos o Pais para o QlikSense, neste caso no script passamos de forma manual criando a Dimensão Pais como ‘Brasil’, e por sua vez adicionando no mapa no local especifico para isto, os dados foram carregados usando dimensões de cidades do Brasil, podemos usar campos como Longitude e Latitude ou simplesmente UF.

 

Desta forma conseguimos mostrar de forma rápida as vendas por região e o peso de cada Estado.

Duvidas e pedidos de outros assuntos favor nos enviar.

 

 

 


Novas descobertas com Qlik SetAnalysis

Neste post, vamos tratar deste assunto que é muito importante, pois abre um grande leque de formas de buscar os dados que foram carregados e relacionados, fazendo filtros com condições e ignorando filtros. Essa metodologia se aplica para todos os produtos Qlik

Quando falamos de SetAnalysis devemos pensar em busca de dados na junção.

Aqui abaixo ilustramos como e feita a busca com esta poderosa forma:

 

Qlik SetAnalysis

 

Podemos ver que estamos lidando com junção, e por sua vez nesta junção temos uma gama de opções para filtrar os nossos dados para os cálculos.

Para o seu uso temos (Identificadores):

alguns dos mais usados

(1) Representa o conjunto completo de todos os registros no aplicativo, independentemente de quaisquer seleções feitas.

($) Representa os registros da seleção atual. A expressão de conjunto {$} é, portanto, o equivalente a não declarar uma expressão de conjunto.

Exemplos:

Sum({1} TotalVenda) //Total da venda , desconsiderando seleções que foram feitas ex: Mês,Ano.
Sum({$} de vendas) //Vendas da seleção atual, isto é, o mesmo que somar (Vendas).

 

Na pratica usamos esta função para diversos fins, abaixo passaremos alguns exemplos onde trataremos a busca dos dados e a exclusão dos mesmos da seleção.

 

                 Sum(<{Ano={'2017'}}>Venda)

                Sum({<Ano-={'2017'}>}Venda)

             Sum({<Ano={'2017'},Produto={"*Bola*"}>}Venda)

            1 –  Sum({<Ano={"$(=Max(Ano)-1)"}>}Venda)
            2 – Sum({<Ano={"$(=Max(Ano)-1)"},Mes,Ano,Produto>}Venda) // Aqui eu ignorei os filtros destas dimensões.

             Sum({<Ano={"$(=Max(Ano)-1)"}>} if(Mes<>'11' and Empresa<>EmpresaExcluir,Venda))

Fizemos a busca dos dados porém com a necessidade de uma nova condição excluindo um mês especifico e duas dimensões.

 

Podemos deduzir que o uso de SetAnalysis é muito vasto, com varias possibilidades, aqui passamos alguns exemplos mais usados, e lembrando que cada caso tem de ser estudado a melhor forma de se aplicar um filtro ou condição nos dados relacionados.