Seu Qlik Sense está lento?
Talvez você precise de um Quality Assurance de Ambiente

É mais comum do que parece, mas quando temos um ambiente Qlikview ou Qlik Sense, onde não foram tomadas as medidas necessárias para se prever o crescimento de utilização ou o crescimento de aplicativos Qlik, a performance do ambiente em geral diminui. E alguns casos pode se tornar crítica ou até impedir o funcionamento correto dos painéis Qlik.

Mesmo que seu ambiente não esteja lento, é sempre bom prever mudanças e deixar a estrutura de seu ambiente de forma a esperar aumento de volume, de utilização e, além de tudo, manter o ambiente organizado para facilitar a manutenção nos aplicativos, que poderão ser feitas por outras pessoas que não as que construíram o aplicativo.

Como saber se seu ambiente precisa de QA ?

Não existe um padrão único, muito menos uma forma única de se aplicar QA em ambientes Qlik. Mas existem algumas perguntas, que se feitas nas etapas presentes entre a extração dos dados, até sua visualização, podem nos apontar uma direção a ser seguida.

O mapeamento das extrações é centralizado ?

(etapa de extração)

É um ponto significativo para ter certeza que as extrações não são redundantes e que, caso seja necessário dar manutenção nesse mapeamento, que seja em um único lugar.
Não significa que as extrações serão feitas num lugar só, apenas seu mapeamento.

Os dados estão sendo agrupados ?

(etapa de transformação)

Essa pergunta, apesar de simples, faz grande diferença no que se refere ao tempo de resposta da aplicação, aproveitamento de recursos de máquina e reutilização das transformações de dados.
Além disso, pela velocidade que o Qlik tem de tratar informações, essa etapa as vezes é ignorada quando os dados ainda são poucos, e difícil de ser controlada quando os dados aumentam.

As visões carregam apenas dados já transformados ?

(etapa de visualização)

Outra alteração comum, são pequenas transformações que ocorrem no momento de carregar as visões com os dados transformados. Uma vez que estamos criando a visão, fica mais simples alterar nela mesma, que voltar na etapa anterior, e acabamos por alterar ali mesmo.
A longo prazo sabemos que uma alteração se tornam várias, e no final teremos várias transformações no "lugar errado".

Se você respondeu não para uma das peguntas, já sabe...

Provavelmente você precisa rever seu ambiente e deixá-lo mais adaptável para mudanças. Vale lembrar que todos os ambientes são diferentes, e em cada caso é necessário um estudo para chegar num denominador comum de qual a melhor estrutura para seu ambiente.

Otimização de recursos

Veja uma tabela comparativa de caso real de um cliente Desq, antes e depois de aplicada nossa metodologia.

Quantidade de extratores
Antes: 9 - Depois: 1 90%
Tempo de extração
Antes: 7h - Depois: 2,5h 64%
Tempo de transformação
Antes: 1h - Depois: 2h (negativo) 50%
Tempo de carga da visão
Antes: 1h - Depois: 30 min 50%
Tempo de carga total
Antes: 9h - Depois: 5h 44%
RAM
Antes: 8.2Gb - Depois: 4.2Gb 49%

Resumo

Apesar do tempo de transformação ter aumentado, todos os outros indicadores melhoram. Em uma época de serviços em nuvem, que pagamos pelo consumo de HD, processamento e RAM, reduzir esses recursos é otimização não só de recursos físicos mas também financeiros. Sem contar a organização e facilidade de manutenções futuras na plataforma.

Se você acha que precisa de um QA de ambiente, não é preciso esperar até que você verifique que o qlik sense está lento, entre em contato conosco, nossa equipe fará o melhor para lhe atender bem.

Agro Amazônia é destaque em confiabilidade usando Qlik

Em qualquer projeto de Business Intelligence, é fundamental que o dados tenham credibilidade por parte das pessoas que o utilizam para que se torne uma ferramenta corporativa. Nada do que é construído terá importância se os dados não forem confiáveis. Além disso, em linhas gerais, um BI deve aumentar a performace das pessoas no processo de análise e tomada de decisões de seus negócios.

Seguindo esse contexto, a Agro Amazônia foi reconhecida no segmento como um caso de sucesso.

agro amazonia

A Agro Amazônia é uma das líderes de mercado do agro negócio, que atua na distribuição de insumos nos setores agrícola e pecuário. Fundada em 1983, em Cuiabá – no estado do Mato Grosso, a empresa vem contribuindo para o desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro, atuando em cinco estados e 30 municípios, na comercialização de produtos e realização de assistência técnica aos clientes dessas regiões.

Helen Cavalcante, a Gestora de TI da Agro Amazônia, foi responsável por alcançar esse sucesso, junto com sua equipe. Ela diz que o Qlik é fundamental na gestão empresarial, auxiliando diretamente em demandas como gerenciamento de estoque e análise de margens de contribuição. Ela também foi palestrante no CIO Cerrado Summit 2017 e falou sobre como a cultura de BI é importante nas organizações, sendo esses um dos desafios enfrentado por ela.

Nós da Desq, como fornecedores da Agro Amazônia, ficamos muito feliz por ter participado de certa forma para esse sucesso. E esperamos que a plataforma que representamos possa contribuir cada vez mais com o sucesso de nossos clientes.

Matérias nos canais do segmento

Analise de Logística com Qlik View e Qlik Sense


Sabemos que a logística é conhecida como uma parte essencial nas empresas, que influencia o resultado das empresas, para baixo ou para cima.

Neste Post estamos tratando de como a Qlik auxilia nesta analise em todos os processos.

“Atualmente, a logística é conhecida como uma parte essencial nas empresas, é um departamento responsável pela gestão dos materiais, sejam eles de qualquer tipo. A logística administra recursos financeiros e materiais, planeja a produção, o armazenamento, transporte e distribuição desses materiais.

logística alinhada com a inteligência está presente em diversos tipos de empresa e possui diversas funções. É uma área que tem crescido muito, uma vez que as organizações estão buscando cada vez mais pela qualidade de seus serviços e produtos, e a logística juntamente com a Qlik é uma parte importante para que isso ocorra”. 

A Desq tem sido parceira com os seus clientes em desenvolver analises de peso para que este setor de grande importância dentro da organização possa gerir informações rápidas, confiáveis e de cunho gerencial não somente operacional.

Exemplos

 Veremos agora neste exemplo uma analise 360 da logística onde obtemos informações rápidas e de grande importância.

1- Neste Dashboard, iniciamos a analise dos processos envolvendo uma logística.

logistica qlik

 

2- Aqui estamos na fase de Liberação detalhando num todo o processo de forma simples e rápida.

logistica qlik

3 – Aqui finalizamos o processo ate o transporte.

logistica qlik

Conclusão

Nessa última tela, conseguimos avaliar o tempo que cada fase do processo demora, identificando padrões nas etapas mais demoradas e possíveis formas de contornar esses gargalos. Além disso, podemos identificar o tempo entre as fases, o que poderia significar falha nos processos de logística de repasse entre as fases.

Concluímos que de uma forma dinâmica e de muita eficiência com a Qlik podemos alcançar resultados surpreendentes com analises cada vez mais voltadas para o gerenciamento dos dados, evoluindo com os dias e buscando melhores resultados.

 

Pesquisa BARC avalia Qlik como líder de mercado em “Enterprise BI” e “Analytics Platforms”


A BARC é uma empresa líder global em análise e consultoria da indústrias de software, entregando informações a mais de 1000 clientes todo ano.

Ela divulgou seu último relatório de pesquisa entre várias empresas de BI, no final de Outubro de 2017.  Nesse relatório consta a Qlik como líder de mercado em duas categorias de análise: Enterprise BI e Analytics Platforms.

Como representantes dos Produtos Qlik ficamos muito felizes e certos que estamos oferecendo para nossos clientes a melhor plataforma de Enterprise BI e Analytics Platform.

Sempre que recebemos uma notícia dessas, recomendamos a nossos clientes que leiam a análise completa da instituição. Sendo assim mais transparente e não tendencioso.

Clique aqui para ver a análise completa BARC.


 

Madero adota Qlik

Madero adota solução de BI da Qlik


O restaurante Madero, uma das maiores marcas de steakhouse do Brasil, adota o Qlik Sense como ferramenta de BI.

 

Fundada no Paraná em 2005, a rede dobrou de tamanho nos últimos dois anos, passando de pelos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Goiás, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Rio de Janeiro, Minas Gerais, além do Distrito Federal e de um restaurante em Miami (EUA).

Segundo o diretor de Tecnologia do Madero, Murillo Proença, o uso de ferramentas que aceleram a coleta, tabulação e leitura de dados operacionais e de resultados é o segredo para uma gestão segura das informações da empresa, que auxilia o board a tomar decisões estratégicas, especialmente para movimentos de expansão e investimentos.
“Com a ferramenta da Qlik, não atiramos no escuro, pois ela nos oferece visão total do desempenho da empresa, que nos assegura 100% de certeza em qualquer ação comercial”, destaca Proença.

O BI da Qlik atua em conjunto com a solução de ERP da empresa, que também age como um repositório de dados.
“Antes do BI da Qlik, usávamos planilhas em Excel. Hoje, contamos com uma solução para cruzar informações em tempo real, nos apoiando em qualquer decisão. Nosso board está muito bem impressionado com a solução”, afirma.

qlik logo

A Qlik é uma empresa multi-nacional que atual no mundo todo, é líder no mercado de análise visual e oferece uma plataforma de soluções intuitivas para visualização de dados. Empresas de todos os tamanhos, em todos as indústrias e geografias usam as soluções Qlik para visualizar e explorar informações, gerar insights e tomar melhores decisões.

A desq é um reseller autorizado da Qlik, com sede eme Goiânia e atuação em todo território nacional. Entre em contato conosco para conhecer melhor nossas soluções e serviços.


 

Logo Bonasa Qlik

Bonasa expande atuação de vendas com soluções Qlik


Com atuação na avicultura brasileira desde 1964, companhia investe em plataforma de análises e obtém assertividade em seus processos

Caso de Sucesso

Atuante tradicional no segmento avicultor brasileiro e com instalações principalmente em Brasília, Goiás, Tocantins, além das recém-lançadas sedes de Recife e Fortaleza, a Bonasa conquistou, em 2015, o primeiro bilhão em faturamento com a unidade do Distrito Federal.

A companhia possui ainda o selo de Garantia de Origem como distribuidora exclusiva de suínos para o Grupo Carrefour no Brasil.

Há cerca de dois anos e meio, a Bonasa identificou a necessidade de uma utilização mais estratégica do BI – primordialmente para auditoria de dados da área comercial.

Através de pesquisas de mercado, a companhia detectou nas soluções Qlik um equilíbrio justo entre eficiência e preço.

De acordo com executivos da empresa, tais soluções ampliaram consideravelmente as possibilidades comerciais da Bonasa.

Foi identificado um desafio para unificar todas as origens dos dados de análises da companhia, pois além do sistema de ERP principal, o Totvs Datasul, a empresa utilizam outros sistemas e também algumas planilhas.

“O Qlik nos ajudou a detectarmos locais de atuação de vendas em que não sabíamos que poderíamos atuar. Deste modo, atingimos todos os pontos comerciais possíveis das regiões em que atuamos e temos sempre maior possibilidade de sucesso nas vendas”, avalia o Gestor de Tecnologia da Bonasa, Edson Souza.

Os ganhos apontados pelo executivo vão de encontro aos objetivos da Toccato no Brasil, que visa sempre contribuir para o crescimento de seus clientes através das soluções Qlik.

“Nosso compromisso é levar tecnologia de ponta ao mercado e contribuir para que nossos clientes usufruam de todas as potencialidades das soluções Qlik. É extremamente gratificante quando conseguimos observar a expansão dos negócios de uma companhia atendida”, conclui o CEO da Toccato, Leonardo Farah.


EBrasil adota Qlik logo

EBrasil adota Qlik como BI corporativo


A EBrasil (Eletricidade do Brasil), que atua na geração de energia elétrica, adotou o Qlikview com apoio da Desq. A empresa é um canal da Toccato, distribuidora da Qlik, localizada em Goiânia.

 

Com quatro bases instaladas nos estados de Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Amazonas, a termoelétrica possui mais de 500 colaboradores.

Para uma melhoria do tratamento de dados de seu sistema, a empresa adotou a ferramenta da Qlik para substituir planilhas tradicionais usadas para análise de informações.

A EBrasil utiliza o sistema de ERP Totvs Protheus e outros para controles específicos, como leitura de sensores dos grupos motores, fluxômetros de entrada e saída de combustível, entrada e saída de caminhões para carga e descarga, entre outros.

A análise dessas informações era realizada por meio de planilhas, inclusive para as áreas de compras e geração de energia, consideradas as mais estratégicas.

De acordo com a empresa, um grande problema era não ter essas informações facilmente disponíveis.

“Depois de várias reuniões com usuários, gerentes, diretores e especialistas dos sistemas para entender o resultado esperado, conseguimos, num prazo de 3 meses, entregar 5 documentos de visões para o cliente.

Hoje, a EBrasil utiliza vários documentos em quase todos os departamentos da empresa, tanto para fazer análise, quanto para verificar e controlar a operação da empresa”, relata Rogério Faria, proprietário da Desq.

As duas áreas estratégicas – compras e geração de energia – foram atendidas como prioridade após a adoção das soluções Qlik.

Depois, o QlikView foi implantado nas áreas financeira, contábil, supervisório, manutenção de ativos, estoque e pessoal.

“Tínhamos o processo de compras definido e um bom sistema, mas a análise era feita manualmente. O QlikView nos possibilitou a fazer análises em tempo real.

É possível verificar o quanto gastamos com compras, se são compras para geração de energia ou compras administrativas, tanto para as nacionais, quanto para importações”, explica Júnior Cantarelli, diretor de suprimentos da EBrasil.

A Desq está sediada em Goiânia, foi fundada em 2009 para ser revenda Qlik no Brasil e atua em todo o território nacional por meio de vendas diretas e de sua rede de parceiros. Já ganhou vários prêmios de reconhecimento de mercado, e já apresentou seus cases internacionamente no Qonnections, maior evento Qlik do mundo.


js logo desq

Com a Qlik, JS Peças faz seus dados mais inteligentes.


Distribuidora de peças automobilísticas otimiza seu negócio, em projeto em parceria com a Toccato e Desq

 

A necessidade: transformar dados em informações estratégicas de forma rápida, atualizada e eficaz. Com intuito de aprimorar seus negócios, a JS Peças – distribuidora de peças para veículos pesados – que mantém sede em Goiânia (GO), atendendo mais de 73 mil clientes espalhados pelo Brasil, contou com a Desq – canal parceiro da Toccato – e adotou a ferramenta de Business Intelligence da Qlik.

Para aprimorar a eficácia em seus relatórios, que antes dependia de um processo moroso de análises provenientes de planilhas de Excel e trazia informações incompletas gerando um atraso na tomada de decisão, a JS Peças passou a contar com a expertise da Qlik para construir relatórios mais intuitivos e painéis assertivos. “O resultado principal para o negócio da JS Peças foi a informação em tempo hábil para a tomada de decisão, ainda dentro do mês corrente sobre alguns indicadores da organização. Todas as áreas da empresa foram beneficiadas, destaque para vendas, compras, controladoria, além de toda a diretoria, em especial a Presidência”, destaca Alessandro Ferreira, COO da JS Peças.

A implantação do Qlik ainda trouxe uma mudança na forma de tributação dos produtos comercializados, a JS consegue ter essa visão em meio a sua rotina, de forma que é possível calibrar em cada linha de produtos para cada filial a precificação correta, mantendo como diferenciais competitivos no mercado e ainda gerando resultado para o negócio. Ferreira aponta ainda que “aumentamos nossa disponibilidade de estoque em 5%, nossa lucratividade em 10%, visualizamos uma rotatividade alta de clientes, possibilitando um plano tático para os gerentes de nossas filiais, são alguns dos destaques entre os resultados obtidos”, conta o executivo.

O sucesso e os resultados foram praticamente imediatos. “Apesar do Qlik se tratar de uma solução tecnológica, ela é 100% voltada para área de negócios. Sem dúvidas a Desq, em parceria com a Toccato, entregou à JS a solução para que os gestores e diretores utilizem seu tempo para fazer a gestão das informações adquiridas e não trabalhar em busca delas”, aponta Rodrigo Souza, diretor da Desq.

“O investimento na plataforma Qlik traz benefícios reais e comprovados para os negócios de nossos clientes, isso acontece devido à agilidade e facilidade na geração de informações que a plataforma entrega. Hoje buscamos trazer a solução completa para nossos clientes a fim de ajudá-los no crescimento de seus negócios e ampliando seu desenvolvimento”, finaliza Souza.


hospfar

A Hospfar reduz custos usando Qlik


A Hospfar, uma das três maiores empresas de produtos hospitalares do país, com sede em Goiânia e atuação em todo território nacional optou pelo Qlikview como ferramenta de Business Intelligence.

Por conta do mercado cada vez mais competitivo, a Hospfar precisava de informações rápidas, de forma simples e personalizada, principalmente para os departamentos de Custos e Comercial. Investiam muito em desenvolvimento de relatórios, o que aumentava o esforço operacional e o resultado ainda não era satisfatório. Este era o cenário quando a GRF Tecnologia apresentou o Qlikview pela primeira vez para o departamento de Tecnologia da Informação.

Já na prova de conceito conseguimos demostrar informações o que demorava semanas para serem extraidas e trabalhadas.

Com a utilização do Qlikview foi possível substituir ferramentas que eram utilizadas para apoiar a Hospfar na busca por informações. Nesse momento a GRF Tecnologia entregava, de fato, o menor custo total de investimento em software, serviços e infraestrutura.

Após os primeiros dias de implantação já era possível analisar muitas informações devido a tecnologia de associação in-memory que dispensa algumas etapas de um BI tradicional. Logo, foram implantadas análises nos departamento de Compras, Faturamento, Tecnologia da Informação, Custos, Contas a Pagar e Logística. Segundo Ronne Faby, Gerente de Tecnologia da Informação, “são muitos os ganhos em produtividade sem contar a evolução nas tomadas de decisões”.

O conceito de Business Discovery entregue pelo Qlikview, mostrou a sua eficiência ajudando o departamento de custos e comercial a identificar informações que anteriormente não eram levadas em consideração. Patrícia Silva, Analista de Custos, afirma “Com o Qlikview descobrimos informações que realmente impactavam nos custos da empresa. Só na área de telefonia, tivemos uma redução em torno de 20%”. Ronne Faby completa “Hoje o Qlikview identifica as vendas que realmente são interessantes para nosso negócio”.

Hoje a Hospfar tem certeza de que fez a melhor escolha, pois todas as suas necessidades foram atendidas pelo Qlikview. A Hospfar tem evoluído a plataforma a cada dia que passa e o próximo passo será expandir o Qlikview para outros departamentos da empresa.