Qlik Sense - Arquitetura Avançada

Público Alvo

Profissionais ou estudantes que atuam na gestão de dados, que já tenham feito algum treinamento para uso dos produtos da Qlik ou que detenham conhecimentos de análise de dados ou modelagem relacional, mesmo que apenas teórico ou em outros produtos.

Resumo

O aluno aprenderá a estruturar uma visão 360° de sua empresa. A metodologia de Link Table e Concatenação de Fatos possibilitam associar os diversos assuntos de uma empresa. Se você é da área de vendas e precisa verificar se o produto X está sendo entregue no prazo correto pela logística, se é da área de marketing e gostaria de ter certeza se suas ações surtiram efeito positivo nas vendas, precisará ter um modelo associativo de alto desempenho. Entenderá diversos conceitos sobre a Modelagem Multidimensional, necessários para a construção de painéis que permita uma visão 360° das empresas. Também aprenderá técnicas e boas práticas que ajudam a identificar e estruturar os Data Marts com base nos documentos e eventos que fazem parte dos processos de negócio da empresa.

Conteúdo

  • Uso de Join e Keep: Quais as diferenças e similaridades entre as junções do SQL e do AQL, quais opções estão disponíveis.
  • IntervalMatch e Hierarchy: Duas funções importantíssimas na modelagem multidimensional, pois trata auto relacionamento e chaves de intervalo entre os dados.
  • Chaves Sintéticas: Cuidados com chaves “falsas” e como resolver chaves verdadeiras, as famosas chaves compostas no modelo relacional.
  • Criação de Tabela de Datas: Como criar um calendário mestre e trabalhar com diferentes calendários e datas individuais através de derivação de campos.
  • Laços de Repetição: É possível automatizar muita coisa no script, evitando repetições de códigos e carregando dados de diversas fontes através de parametrizações.
  • Carga Incremental: Quando vamos carregar grandes volumes de dados, podemos fazer isso apenas com dados de inserção, inserção e atualização ou também devemos considerar dados excluídos. A carga incremental é um recurso essencial para alta performance.
  • Link Table e Concatenação de Fatos: Quais as metodologias disponíveis e suas características, como transformar vários modelos relacionais em um único modelo associativo que permita uma visão 360° da empresa.
  • Laboratório (Exercícios Práticos): Oportunidade para praticar os conhecimentos adquiridos com dados diferentes dos disponibilizados na academia, o aluno terá a oportunidade de criar algo com dados próprios e fonte de dados a sua escolha.