Funções de e Gráficos

Funções de Interpretação Script e Gráficos no Qlik ViewQlik Sense, diversas funções para trabalhar os aplicativos e visões, tanto simples como complexas.

 Diariamente nos deparamos com situações que necessitamos de alguma função, para transformar algum campo, ou formatar alguma valor, como a Qlik nos da a possibilidade de trabalharmos com diversas fontes de dados como: Excel, txt, xml e tantos outros SGDB, com certeza vamos ter a necessidade de padronizar estes dados que por sua vez estão em formatações diferentes e posições, por isto temos estas funções que são de suma importância para que estes dados estejam de uma forma eficiente e confiável.

Valores numéricos e string Funções

 Aqui trataremos algumas funções importantes para seu dia a dia no desenvolvimento de aplicações em Qlik.

Segue explicação técnica da Qlik:

  1. Text()  “força o tratamento da expressão como texto, mesmo que seja possível uma interpretação numérica”.

   Ao usarmos esta função Text(), transformamos para texto o conteúdo que esta vindo em determinado dado lido, temos de tomar o devido cuidado se este dados esta participando de alguma chave de ligação ou não, se simplesmente estamos transformando algo que na sua origem e tratado como numero e necessitamos como texto, não tem problema, vamos a um exemplo de problema encontrado no relacionamento e a solução com esta função Text().

Exemplos

     Dimensão                              Conteúdo                                           

Empresa 01

Dimensão                                  Conteúdo

Empresa                                          01

 Neste exemplo encontramos duas situações nos dados, onde temos o conteúdo na forma numérica e string. A solução encontrada e sugerida e transformar usando esta função:

                      Text(Empresa)  nas duas tabelas ficando o mesmo formato com string.

     2. Num() formata uma expressão numericamente no formato numérico definido nas variáveis de sistema no script de carregamento ou no sistema operacional, a não ser que uma string de formato seja fornecida, bem como separadores decimais e de milhar opcionais.

   Exemplos:

 if(Sum(TotalVenda) > 1000000,  num(Sum(TotalVenda)/1000000, ‘#.##0,##M’, ‘,’, ‘.’),

  if(Sum(TotalVenda) > 1000, num(Sum(TotalVenda)/1000,  ‘#.##0,##K’, ‘,’, ‘.’), num(Sum(TotalVenda), ‘#.##0,##’, ‘,’, ‘.’)))

 Aqui fizemos uma transformação que já e feita de forma nativa no QlikSense ao criar um , mas temos a opção também de fazer esta formatação de forma manual de acordo com nossas necessidades.

 

    3.Floor()  arredondar.

O uso desta função se da principalmente quando precisamos arredondar valores (ver tambem a função ceil).

exemplo de uso das funções:

           Ex: floor(3.4) Retorna 3

                                          Ex: date(floor(Data))  Retorna a data por inteiro sem  as horas e minutos.

        outra função parecida e Ceil

    Ex: ceil(1.4) Retorna 2.

Conclusão

Neste post tivemos um repasse nestas funções muito importantes com o que temos no dia a dia do desenvolvimento.

Saniffer Silva

Saniffer Silva trabalha com Qlik a mais de 8 anos em diversas áreas de negócios. Possui 4 certificações e , sendo uma referência dessa no Centro-Oeste.