Conheça o Qlik GeoAnalytics


Um dos grandes desafios em , acentuado por conta da falta de aquecimento em nossa economia, é otimizar as sem aumentar os custos atuais. Otimizar as não necessariamente significa vender mais, pode ser feita através de se reduzir os custos embutidos nas , ou identificando novos mercados e corrigindo falhas no processo.

Uma das forma de se fazer isso, é utilizar a geolocalização dos clientes ou parceiros para tentar identificar, dentre outros:

Apesar de ser simples, um dos problemas mais comuns nesse tipo de análise é a falta de informações necessárias para tal. Podemos até ter o endereço do cliente, mas não temos a latitude e longitude. E ainda assim, faltará uma ferramenta para cruzar essas informações com as vendas, vendedores, etc. Além disso, não é tão simples ter acesso a informações populacionais em certas regiões e fazer os mesmos cruzamentos.

Felizmente, a Desq possui acesso as essas informações através da plataforma Qlik, e as disponibiliza a seus clientes.

Exemplos

Vejamos a seguinte imagem:

qlik geoanalytics

Temos nos triângulos a localização das lojas, e nos 3 níveis a sua volta, rotas que estão a 5, 10 e 15 minutos de distância respectivamente. 

Visualmente fica fácil de identificar as regiões menos atendidas e dessa forma traçar as estratégias, de acordo com as políticas da empresa. Pode ser marketing nas áreas menos atendidas, criação de novas lojas, indicação de localização das lojas mais próximas, dentre outras.qlik geoanalytics

Essa é uma aplicação demo que pode ser acessada em nosso site em Demos.

Outro exemplo de aplicação é o cruzamento de informações de vendas com registros populacionais, dessa forma, podemos estabelecer um critério para identificar o desempenho das vendas em determinada região. Veja a imagem abaixo:

qlik geoanalytics

Fica claro, que se levarmos em conta a população, as vendas são muito diversas e cabe aos gestores identificar se isso é um problema e como solucioná-lo. De toda forma, o importante é que as informações estejam disponíveis.

Outros modelos de mapa do Qlik GeoAnalytics:

qlik geoanalytics

Conclusão

Existem várias outras formas de analisarmos os dados de forma geográfica, não só de vendas. Podemos utilizá-los em qualquer área: no RH, na Logística de Transportes, no gerenciamento de Armazéns (warehouses), no agronegócio, etc. Dependerá apenas dos gestores a forma que ele quer ver as informações.


 

Rogério Faria

Rogério Faria é sócio-proprietário da Desq e um entusiasta Qlik. Trabalha a mais de 20 anos com tecnologia, sendo os últimos 10 anos, com soluções Qlik e correlacionadas, ajudando seus parceiros em suas decisões estratégicas.