Qlik lançou recentemente um aplicativo em Qlik Sense que permite o usuário simular o resultado dos jogos e, consequentemente, o vencedor do Torneio.

O aplicativo pode ser encontrado aqui.

A ideia é ir selecionando os vencedores dos grupos e depois os vencedores de cada partida até a grande final. Durante esse processo, estatísticas e informações sobre as seleções de futebol dos países são exibidas para ajudar na tomada de decisão dos possíveis vencedores das partidas.

Na parte dos grupos das eliminatórias, tem um botão para mostrar as estatísticas de cada país. Qual a probabilidade dele se tornar o primeiro ou o segundo no grupo, e qual o ranking do país na FIFA e na ELO.

copa desq

Clique nos países que você acha que serão os primeiros e segundos colocados. Caso você queira pular essa etapa, você pode deixar que o aplicativo decida por você, baseado nessas estatísticas, clicando em “AUTO COMPLETE” 

copa desq

Na fase das eliminações, informações mais detalhadas são exibidas de cada país, assim que ele é clicado. Informações do tipo, quantidade de vitórias, de derrotas, quantidade gols marcados etc. Veja um exemplo

copa desq

 

Agora, é só simular qual seleção ganha em cada jogo até a final.

Na minha simulação de final de Brasil e Argentina, é claro que o Brasil ganha, e a Alemanha em terceiro lugar.

É isso pessoal, no mais a Qlik mostra que sua ferramenta de pode se aplicar em qualquer área, de forma robusta, visualmente amigável e realmente ajudando nas tomadas de decisões, baseado em números.

 

Rogério Faria

Rogério Faria é sócio-proprietário da Desq e um entusiasta Qlik. Trabalha a mais de 20 anos com tecnologia, sendo os últimos 10 anos, com soluções Qlik e correlacionadas, ajudando seus parceiros em suas decisões estratégicas.