Conheça as da versão de junho de 2018 do Qlik Sense

Novidades Qlik Sense - o que há de novo

 

 

Seguindo sua política de manter uma ferramenta sempre atualizada, o Qlik Sense passa por uma nova grande , onde foram incrementados grandes recursos que o isolam cada vez mais na ponta da concorrência das ferramentas de inteligência em dados.

Veja abaixo as principais novidades da versão de junho de 2018:

 

Insight Advisor

O conselheiro de insight atua justamente onde existe o déficit da inteligência humana, que é a obtenção de insights rápidos vendo a grande massa de dados como um todo. Através do uso de inteligência artificial, foi aprimorada na versão de junho de 2018 as sugestões de gráficos e visões para o tratamento dos dados da aplicação.

Nesse aprimoramento foi adicionado também uma opção que, ao informar termos na barra de pesquisas a ferramenta oferece opções de visualizações, gráficos e análises envolvendo os parâmetros sugeridos. Essa mesma sugestão ocorre em indicadores já inseridos no grid o que nos remete a um self-service cada vez mais aprimorado.

 

Novidades Qlik Sense - Insight Advisor

 

Edição avançada do dashboard

Além de poder alterar o tamanho do grid, agora podemos estender o tamanho da página, criando um modo de visualização semelhante a um site, onde a rolagem é vertical.

Para a estrutura de geolocalização padrão do Qlik Sense, foi criada uma nova camada, chamada camada de linha onde será possível indicar fluxos de movimentação no mapa, pela localização e intensidade com a qual ocorrem.

 

Novidades Qlik Sense - edição avançada de dashboard

 

Novos drives ODBC

Foi implementado drives para acesso a dados de novas aplicações. São eles: Apache Phoenix(banco de dados relacional open source); Apache Spark(framework de código aberto para computação distribuída); Apache Drill(estrutura de software de código aberto que suporta aplicativos distribuídos com uso intenso de dados; MongoDB(banco de dados de código aberto); Presto(mecanismo de consulta SQL distribuído de software aberto).

 

Qlik Sense novos conectores ODBC

 

 

A fim de garantir que todos tenham acesso à informação de maneira facilitada e pronta, o Qlik Sense na versão de junho de 2018 passa a utilizar recursos de acessibilidade para auxiliar pessoas que possuem algum grau de limitação a interagirem e obterem insights no uso das aplicações. Para tanto foi habilitado o uso do teclado para navegação no hub, entre filtros, dashboards, itens de dashboard e comando de avançar e retroceder. Outra novidade relacionada a acessibilidade foi a implantação da leitura das informações na tela por meio de um recurso chamado JAWS Screen Reader (função realiza ainda leitura apenas no idioma inglês).

Novidades Qlik Sense - acessibilidade

 

Veja o vídeo demonstrativo das novidades da versão de :

 

Farid Chaud

Atua como consultor de Business Intelligence na empresa Desq. Trabalha a mais de 10 anos com tecnologia sendo os últimos 4 com soluções de BI, desenvolvendo projetos Qlik, alinhando inovação e inteligência de dados para obtenção de ganhos estratégicos nas empresas do país.