Reduza o trabalho repetitivo do Qlik Sense

Se você trabalha com o Qlik Sense no seu dia a dia, pelo menos uma vez já se deparou com a necessidade de fazer trabalhos repetitivo e monótonos. Seja para copiar as variáveis de um app para outro, copiar os itens mestres ou um gráfico qualquer.

Bem, com certeza você não está sozinho, e certamente já pensou que seu trabalho pudesse ter uma melhor performance.

qlik robot

Esse tipo de trabalho além de ser desmotivador, ainda aumenta a margem de comertermos erros no processo, o que pode nos levar a refazer o trabalho monótono.

O pior e ficarmos com a impressão que nosso tempo poderia ser melhor utilizando. Ainda mais se você está fazendo algum trabalho de Quality Assurance.

O que fazer ?

É claro que temos vária soluções para resolver esse tipo de problema. E um deles é a robotização desses processos. 

Porém, construir um robô para resolver problemas simples pode ser mais complicado e trabalhoso do que resolver o problema em si.

Tendo isso em mente, desenvolvi um programa, que tem várias funções prontas e que pode ser extendido para qualquer pessoa desenvolver suas próprias funções. O programa é o qdevops, e pode ser baixado em https://github.com/rogerio-faria/qdevops

Depois de baixar o aplicativo basta executá-lo via linha de comando. Ele foi desenvolvido na mesma versão do .Net Framework que as versões mais recentes do Qlik Sense utilizam, v4.5.2. Então não será necessário nenhuma instalação, se você o executar no servidor Qlik, ou em uma máquina que tenha o Qlik Sense Desktop instalado.

Exportando e Importando Master Measures

Como exemplo, gostaria de demonstrar como seria para exportar os itens mestres de medidas de um aplicativo e importá-los em outro aplicativo. Serão necessários os comandos:

Cadastrar o servidor de origem

qdevops -a=master,SeuDominio\SeuUsuario,Senha@123,http://qliksense.empresa.com.br/

Listar os aplicativos do servidor (não necessário)

qdevops -u=master -l

Exportar as medidas em arquivo

qdevops -u=master -m=export,222222-2222-222222-222222222222,medidas.txt

Importar o arquivo de medidas

qdevops -u=master -m=import,333333-3333-333333-333333333333,medidas.txt

 

Resumo

Espero que a utilização desse aplicativo possa contribuir para a criação de novas funções e ajudar a todos que trabalham com Qlik para que se reduza o trabalho repetitivo, e ajude na performance dos profissionais desse segmento. Por hoje é só.