Seu Qlik Sense está lento?
Talvez você precise de um de Ambiente

É mais comum do que parece, mas quando temos um ambiente Qlikview ou Qlik Sense, onde não foram tomadas as medidas necessárias para se prever o crescimento de utilização ou o crescimento de aplicativos Qlik, a performance do ambiente em geral diminui. E alguns casos pode se tornar crítica ou até impedir o funcionamento correto dos painéis Qlik.

Mesmo que seu ambiente não esteja lento, é sempre bom prever mudanças e deixar a estrutura de seu ambiente de forma a esperar aumento de volume, de utilização e, além de tudo, manter o ambiente organizado para facilitar a manutenção nos aplicativos, que poderão ser feitas por outras pessoas que não as que construíram o aplicativo.

Como saber se seu ambiente precisa de QA ?

Não existe um padrão único, muito menos uma forma única de se aplicar QA em ambientes Qlik. Mas existem algumas perguntas, que se feitas nas etapas presentes entre a extração dos dados, até sua visualização, podem nos apontar uma direção a ser seguida.

O mapeamento das extrações é centralizado ?

(etapa de extração)

É um ponto significativo para ter certeza que as extrações não são redundantes e que, caso seja necessário dar manutenção nesse mapeamento, que seja em um único lugar.
Não significa que as extrações serão feitas num lugar só, apenas seu mapeamento.

Os dados estão sendo agrupados ?

(etapa de transformação)

Essa pergunta, apesar de simples, faz grande diferença no que se refere ao tempo de resposta da aplicação, aproveitamento de recursos de máquina e reutilização das transformações de dados.
Além disso, pela velocidade que o Qlik tem de tratar informações, essa etapa as vezes é ignorada quando os dados ainda são poucos, e difícil de ser controlada quando os dados aumentam.

As visões carregam apenas dados já transformados ?

(etapa de visualização)

Outra alteração comum, são pequenas transformações que ocorrem no momento de carregar as visões com os dados transformados. Uma vez que estamos criando a visão, fica mais simples alterar nela mesma, que voltar na etapa anterior, e acabamos por alterar ali mesmo.
A longo prazo sabemos que uma alteração se tornam várias, e no final teremos várias transformações no "lugar errado".

Se você respondeu não para uma das peguntas, já sabe...

Provavelmente você precisa rever seu ambiente e deixá-lo mais adaptável para mudanças. Vale lembrar que todos os ambientes são diferentes, e em cada caso é necessário um estudo para chegar num denominador comum de qual a melhor estrutura para seu ambiente.

Otimização de recursos

Veja uma tabela comparativa de caso real de um cliente Desq, antes e depois de aplicada nossa metodologia.

Quantidade de extratores
Antes: 9 - Depois: 1 90%
Tempo de extração
Antes: 7h - Depois: 2,5h 64%
Tempo de transformação
Antes: 1h - Depois: 2h (negativo) 50%
Tempo de carga da visão
Antes: 1h - Depois: 30 min 50%
Tempo de carga total
Antes: 9h - Depois: 5h 44%
RAM
Antes: 8.2Gb - Depois: 4.2Gb 49%

Resumo

Apesar do tempo de transformação ter aumentado, todos os outros indicadores melhoram. Em uma época de serviços em nuvem, que pagamos pelo consumo de HD, processamento e RAM, reduzir esses recursos é otimização não só de recursos físicos mas também financeiros. Sem contar a organização e facilidade de manutenções futuras na plataforma.

Se você acha que precisa de um QA de ambiente, não é preciso esperar até que você verifique que o qlik sense está lento, entre em contato conosco, nossa equipe fará o melhor para lhe atender bem.

Rogério Faria

Rogério Faria é sócio-proprietário da Desq e um entusiasta Qlik. Trabalha a mais de 20 anos com tecnologia, sendo os últimos 10 anos, com soluções Qlik e correlacionadas, ajudando seus parceiros em suas decisões estratégicas.