Continuar utilizando

O tão não esperado dia chegou, Qlik Sense Desktop, em sua versão gratuita, não está mais habilitado, portanto, se você é um usuário da versão desktop do Qlik Sense, onde não utiliza o software vinculado a um servidor enterprise, provavelmente não consegue mais acessar a ferramenta.

Juntamente com o bloqueio do Qlik Sense Desktop, surgiu uma modalidade de liberação “trial” para que se possa continuar utilizando a ferramenta desktop gratuitamente, por um tempo determinado. Veja abaixo o passo a passo:

 


 

ATENÇÃO: antes de começar o procedimento, instale a última versão do Qlik Sense Desktop (June 2020 Patch 3). Em alguns testes foi identificada a necessidade de desinstalar a versão anterior e instalar a mais atual, sendo assim, recomenda-se que seja feito o backup das pastas do Qlik Sense e então a desinstalação e instalação da versão sugerida.

 


 

1.       Será necessário criar uma conta no site Qlik Branch: 

https://developer.qlik.com/

 

2. Criada a conta, efetue o login e acesse o seu perfil, conforme a imagem abaixo:

 

3. Localize no final da barra, à esquerda da sua página, uma opção chamada UNLOCK QLIK SENSE DESKTOP e clique em LEARN MORE.

 

4. Ao clicar em DOWNLOAD QSD UNLOCK FILE, será feito o download de um arquivo chave com extensão .json.

 

5. Crie uma pasta com nome trial na pasta de instalação do Qlik Sense Desktop e mova o arquivo chave, que você efetuou o download, para a pasta. Caminho: \Documents\Qlik\Sense\trial

 

6. Feito isso, basta abrir o Qlik Sense e clicar em Iniciar.

Lembrando que o Qlik Sense ainda pode ser utilizado, em sua versão Desktop, sem a necessidade de uma chave trial por meio de um link de autenticação com seu servidor enterprise.

 

Se você for professor ou aluno, a Qlik disponibiliza pra você também softwares e recursos para aprendizado da jornada de dados que só os produtos Qlik são capazes de prover.

 

Quer saber mais sobre isso, ou tirar outra dúvida? Clique no botão abaixo e .