Um conceito bem importante do Data Literacy é o dicionário de dados. Se entendermos que Data Literacy é uma linguagem, de que, através dela falaremos a mesma língua, então essa linguagem deve ter um dicionário, assim como qualquer linguagem que conhecemos.

Ainda não conhece o termo
Data Literacy ?

A Qlik tem em seu site learning.qlik.com um curso completo sobre o tema. Acesse-o clicando aqui.

Para ilustrar esse conceito, vamos pegar um termo bastante comum, utilizado amplamente e na maioria das empresas. 

O termo é: “faturamento”. 

Agora vamos definir uma pergunta a ser endereçada a vários atores dessa empresa.

A pergunta é: “Qual foi o faturamento do mês passado?”

Caso você pergunte para o Gerente Comercial, provavelmente ele responderá com base nas informações do seu departamento. 

 

Se feita a outros atores como, por exemplo,  ao Gerente Contábil, Faturista, Gerente Financeiro, Diretor Presidente, o cenário mais provável é de que, as respostas obtidas sejam diferentes umas das outras.

E mesmo assim, todos terão razão. Mesmo que dentro do seu próprio “escopo” de atuação. Porém, num contexto global, eles estão falando de coisas diferentes.

De acordo com cada negócio, essas informações podem várias muito entre si. E caso uma decisão seja tomada como um número incorreto, pode significar a ruína de um negócio.

Compare maçã com maçãs

Segundo o IEDI,  Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial, o lucro líquido das empresas do setor produtivo entre 2014 e 2018, ficou entre 0,3% e 1,5%.

 

Clique na imagem para ir para a fonte da informação

Isso significa que a diferença entre os “faturamentos”, no caso do exemplo acima, mesmo que pequeno, pode ter grande impacto nas decisões estratégicas.

mesma lingua meio corporativo
Como, então, garantir que todos falem a mesma linguagem de dados?

A resposta de forma simples é: Crie e divulgue o seu dicionário.

Mas, é claro, nada é assim tão simples. Mas é um importante passo para que sua equipe, ou sua empresa seja alfabetizada em dados, e assim se tornar um negócio orientado a dados, ou data driven business.

Seria interessante, de acordo com nosso exemplo, criar todas as variantes do termo faturamento:

Nome Definição Origem da informação Fórmula Tags
Faturamento Bruto
Valor total de todas as Notas Fiscais emitidas
Sistema ERP e Força de Vendas
Sum({TipoNF='N'} ValorTotalNF)
Faturamento, Vendas, Nota Fiscal
Faturamento Líquido
Valor total de todas as Notas Fiscais emitidas MENOS Valor total de todas as Notas Fiscais Devolvidas. As Notas de devolução possuem o valor negativo.
Sistema ERP
Sum(ValorTotalNF)
Faturamento, Vendas, Devolução, Nota Fiscal
Faturamento Contábil
Valor total de todas as Notas Fiscais emitidas MAIS Valor dos lançamento contábeis do Tipo 'NF' MENOS Valor total de todas as Notas Fiscais Devolvidas
Sistema ERP e Sistema Contábil
Sum(ValorTotalNF) + Sum(ValorContabilNF)
Faturamento, Devolução, Nota Fiscal

A tabela acima é apenas um exemplo simples. Cada empresa terá uma formatação diferente, campos e nomes distintos. Até mesmo porque a linguagem falada em uma empresa, provavelmente será diferente da falada em outra.

Faça do seu jeito

Não existe uma única forma correta. A idéia é que cada empresa crie seu dicionário de dados da forma que melhor atenda as necessidades dessa empresa.

edit table

As dificuldades aparecerão logo no início da criação do dicionário, quais termos utilizar, quais dados farão parte dessas construção e assim por diante.

Outra dificuldade será como guardar, divulgar e criar uma cultura de utilização desses termos e dessas fórmulas. Mas dificuldades estão aí para serem superadas.

Depois de passada essa página, será importante aplicar essa cultura, ou esses conhecimentos, no seu BI. Nós da Desq, encontramos uma solução para agilizar esse processo no Qlik Sense.

Como o dicionário no Qlik Sense

Nesse caso, a idéia é ter um app, de um determinado assunto, com a tabela de dicionário de dados e todos os itens mestres: Dimensões, Métricas e Visualizações. Além do próprio dicionário de dados. 

 

Vamos chamá-lo de App Dicionário Comercial.

No que se refere a dicionário, apenas esse app será alterado. 

 

Qualquer outro app que seja criado do assunto Comercial, irá ‘herdar’ os itens mestres e o dicionário de dados do app Dicionário Comercial.

 

Veja a imagem abaixo:

data literacy copiar itens

Usando o QDevOps, copie os itens de um app para o outro.

Caso ainda não tenho o QDevOps, clique aqui para baixá-lo.

Você receberá uma chave de licença e as instruções necessárias para configurá-lo.