Conheça as novidades da versão de junho de 2018 do Qlik Sense
Seguindo sua política de manter uma ferramenta sempre atualizada, o Qlik Sense passa por uma nova grande atualização, onde foram incrementados grandes recursos que o isolam cada vez mais na ponta da concorrência das ferramentas de inteligência em dados.
Veja abaixo as principais novidades da versão de junho de 2018:
Insight Advisor
O conselheiro de insight atua justamente onde existe o déficit da inteligência humana, que é a obtenção de insights rápidos vendo a grande massa de dados como um todo. Através do uso de inteligência artificial, foi aprimorada na versão de junho de 2018 as sugestões de gráficos e visões para o tratamento dos dados da aplicação.
Nesse aprimoramento foi adicionado também uma opção que, ao informar termos na barra de pesquisas a ferramenta oferece opções de visualizações, gráficos e análises envolvendo os parâmetros sugeridos. Essa mesma sugestão ocorre em indicadores já inseridos no grid o que nos remete a um self-service BI cada vez mais aprimorado.
Edição avançada do dashboard
Além de poder alterar o tamanho do grid, agora podemos estender o tamanho da página, criando um modo de visualização semelhante a um site, onde a rolagem é vertical.
Para a estrutura de geolocalização padrão do Qlik Sense, foi criada uma nova camada, chamada camada de linha onde será possível indicar fluxos de movimentação no mapa, pela localização e intensidade com a qual ocorrem.
Novos drives ODBC
Foi implementado drives para acesso a dados de novas aplicações. São eles: Apache Phoenix(banco de dados relacional open source); Apache Spark(framework de código aberto para computação distribuída); Apache Drill(estrutura de software de código aberto que suporta aplicativos distribuídos com uso intenso de dados; MongoDB(banco de dados de código aberto); Presto(mecanismo de consulta SQL distribuído de software aberto).
Acessibilidade
A fim de garantir que todos tenham acesso à informação de maneira facilitada e pronta, o Qlik Sense na versão de junho de 2018 passa a utilizar recursos de acessibilidade para auxiliar pessoas que possuem algum grau de limitação a interagirem e obterem insights no uso das aplicações. Para tanto foi habilitado o uso do teclado para navegação no hub, entre filtros, dashboards, itens de dashboard e comando de avançar e retroceder. Outra novidade relacionada a acessibilidade foi a implantação da leitura das informações na tela por meio de um recurso chamado JAWS Screen Reader (função realiza ainda leitura apenas no idioma inglês).
Veja o vídeo demonstrativo das novidades da versão de junho 2018: